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  • Fábio Tancredi Tonelli

7 erros mais comuns ao escolher uma franquia

Atualizado: 28 de Abr de 2019

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Em nossa trajetória, verificamos ao longo dos anos vários erros que os futuros candidatos à Franquia incorrem, levando os ao fracasso prematuro, ou à implantação de um negócio pouco rentável. Aqui estão os 7 principais:


1 – Não entender sobre o Sistema de Franquias


Pessoas se lançam à compra de uma Franquia, sem conhecer ou pesquisar como de fato este sistema funciona e também sem qualquer conhecimento da LEI DE FRANQUIAS.

Acreditam no simples fato de que, com uma Franquia terão 100% de sucesso, lucros e faturamentos garantidos, que irão trabalhar pouco e que são “CLIENTES” da Franqueadora.

Assim, apostam às cegas em Marcas consagradas e se iludem com promessas de ganho nem sempre verdadeiras.

Sem nenhuma dúvida, o sistema de Franquias é um sucesso, pois vem sendo testado e consolidado à décadas com excelentes resultados, os menores riscos, facilidades de implantação e a possibilidade de utilizar uma Marca já reconhecida pelo Público consumidor, já que está associado à um modelo de negócio testado e devidamente formatado. Não se iluda, entenda melhor este sistema e tire o melhor proveito dele:


As franquias, em geral aquelas bem estruturadas, irão lhe proporcionar os menores riscos e maior chance de sucesso, mas lembre-se: não existe nenhum negócio sem riscos, não existe 100% de sucesso, simplesmente porque está aderindo a uma franquia de marca consagrada. A escolha do ponto errado, os hábitos do comércio local, os valores envolvidos no investimento inicial, as despesas que variam para cada ponto comercial, o momento econômico, a concorrência da região, enfim, muitos parâmetros nem sempre são quantificados facilmente. Basta ver, que numa rede de Franquias existem unidades que vão muito bem e outras nem tanto.

Você deve estar preparado para assumir este risco e a possibilidade de ter um retorno nem sempre tão rápido quanto você espera.

Além disto, muito do sucesso da Franquia irá depender de você, de seu empenho e dedicação pessoal à Franquia.


2 - Relação Franquia e Franqueador:


O Franqueador não é seu patrão e você não é cliente do Franqueador. A relação comercial entre um franqueado e franqueador é de uma parceria comercial bi-lateral com direitos e obrigações para ambos os lados. Em geral o Franqueador lhe garante o uso da Marca, de um sistema devidamente formatado, participação imediata de uma rede de fornecedores homologados, tudo isto associado ou não a treinamentos e/ou suporte continuados. Em troca, você irá pagar taxas e royalties mensais. Assim, não espere que o Franqueador irá administrar ou operar seu negócio, ou ainda desenvolver a sua clientela regional. Isto é obrigação sua.

A máxima é: “O Franqueador te ensina a pescar e te dá a rede, o resto é com você!”


3 - Não ter capital suficiente:


Outro erro comum, é o franqueado querer iniciar seu negócio sem o capital total estimado, para não somente implantar a Franquia, como esperar que ela se consolide.

Contrair empréstimos e já começar compromissado é um péssimo negócio.

A parte financeira é vital para o sucesso da Franquia. Ter estudos financeiros, demonstrativos de resultado, projeção estimada de faturamento e os principais indicadores econômicos é fundamental.

Não se iluda acreditando que a Franquia irá dar lucros logo no primeiro mês, o que inclusive nem deve ocorrer. O normal de todo novo negócio é que ele demore um tempo para atingir o ponto de equilíbrio. Portanto, além de investimento inicial, você deve considerar o montante necessário para cobrir os primeiros meses deficitários até a Franquia engrenar e começar a dar lucro.


4 - Escolha errada do ponto comercial


No comércio em geral, seja para a prestação de serviços ou venda de produtos, o ponto comercial é fundamental para o sucesso de negócio, sendo uma Franquia ou não.

A principal causa de fracasso dos negócios é a escolha errada do ponto comercial.

Muitas franquias não dão uma assessoria adequada e os futuros candidatos fazem a escolha errada.


Erros comuns:


- escolher o ponto pelo valor da locação e não pelo potencial de vendas - escolher locais da baixo fluxo de clientes com potencial adequado - escolher locais que não são polos comerciais - escolher espaços cuja área não condiz com o espaço necessário - não verificar documentação, habite-se do imóvel e área construída versus área aprovada pela Prefeitura - escolher locais de baixa visibilidade, regiões em que o público alvo não é o condizente com a Franquia e em ambientes degradados


Enfim grande parte do sucesso da Franquia, seja ela qual for, depende da escolha correta do ponto comercial, o que implica em muita pesquisa e visitação, até a escolha definitiva.


5 - Escolhendo a Franquia errada para seu perfil


Com tantas opções no mercado, a escolha da Franquia correta não é fácil.

As vezes uma boa franquia não está disponível numa região. As vezes uma Franquia consagrada não é a melhor opção.


Alguns pontos que o Franqueado deve saber:

- escolha um segmento que você se identifique - conheça a fundo a Franquia que escolheu - verifique o potencial do mercado para a atividade fim da franquia na região escolhida - visite franqueados da rede e avalie seu grau de satisfação - avalie o negócio em si e o potencial de vendas que tem - faça reuniões com a Franqueadora e se aprofunde ao máximo nas informações repassadas. - entenda realmente quais sãos seus direitos e obrigações, e qual será de fato o seu papel e envolvimento no negócio


Operar uma Franquia exige disciplina, dedicação, empenho e disposição;

Acreditar que a Franquia irá funcionar por si só, ou que é uma opção para “aposentados” é ledo engano.

Como todo negócio, somente terá frutos positivos, se estiver literalmente à frente de sua Franquia, efetuando a gestão, cuidando da operação, liderando a equipe e fidelizando a clientela.

Atualmente são muito poucas as Franquias que aceitam sócios que não sejam de fato operadores, pois sabem que delegar a gestão da unidade para terceiros contratados não é a melhor opção, além de ser um custo nem sempre suportado financeiramente para a Franquia, ou seja a gestão operacional deverá ser feita pelo próprio Franqueado.

Assim, como a Franquia em geral implica no seu envolvimento pessoal, busque segmentos que te agradam, que tenha disposição em operar e cujo ponto comercial você tenha fácil acesso.

Entenda claramente qual será sua atuação e se de fato tem disponibilidade para tanto.


6 - Não pesquisar, não planejar


Escolher a Franquia envolve tempo, dedicação e trabalho duro. Pesquisar, pesquisar e pesquisar. Fazer reuniões, visitar lojas e locais e ter conhecimentos prévios de Franquia.

Além disto, buscar assessoria de profissionais qualificados, quando não dominar o assunto.

Não decida nada por impulso, lembre-se uma Franquia não é uma compra única, mas uma relação de muitos anos, portanto você deve buscar e avaliar várias alternativas antes de escolher.

Definida a Franquia, desenvolva um Plano de Negócios e planeje cada passo que irá ter que executar.


7 - Não assumir os padrões da Franquia


Por último, o sétimo motivo mais comum para uma Franquia dar errado, é o Franqueado não acreditar na força da Marca que escolheu e não seguir os padrões e procedimentos determinados pela Franqueadora.

Isto se agrava, quando a Franqueadora não é muito presente e não faz a gestão da rede com eficiência.

O franqueado por sua vez no primeiro problema se lança a mudanças no formato da operação, como dar descontos, eliminar ou acrescer um produto ou serviço etc... denegrindo a imagem e distorcendo o formato da Franquia.

O franqueado deve ser empreendedor, ter iniciativa, administrar seu negócio, mas nunca ser independente e fugir dos padrões da Franquia. Se não acredita nos padrões preconizados pela Franquia, busque outra.

O Franqueado deve entender que precisa aceitar e acatar normas e preceitos da Franqueadora. Se não tem este perfil, ele não é uma pessoa certa para ter uma Franquia.

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