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  • Fábio Tancredi Tonelli

8 motivos para transformar seu negócio em franquia

Atualizado: 28 de Abr de 2019

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Com um mundo dos negócios tão competitivo, o sistema de Franquias pode ser a solução ideal para sua empresa.

Franquear é uma excelente forma de efetuar a expansão de seus negócios e consolidar sua Marca de forma estruturada, padronizada e com riscos reduzidos. Além disto, uma rede de Franquias devidamente formatada permite uma rápida expansão, com baixo investimento.

Apesar do grande sucesso alcançado pelas redes de Franquia, nem todas as empresas ou marcas poderão se utilizar deste modelo de expansão, entre elas:


- quando a empresa matriz depende de processos artesanais, da figura do dono como diferencial, algo que não poderá ser repassado para um futuro Franqueado

- quando o produto ou serviço prestado são limitados a uma clientela muito regional que não se replica em outros mercados

- quando o Franqueador não tem perfil, em especial de compartilhar decisões e delegar


Por outro lado, a grande maioria das empresas tem se lançado neste sistema com muito sucesso.


A seguir as principais razões para você pensar neste processo:


1 – ganho em escala comercial:

Com uma rede de Franquias bem implantada e estruturada, você terá um volume de compras e demanda por serviços de grande volume. Quanto maior a rede maior será este volume.

Isto lhe trará vantagens comerciais e de negociação com melhores preços, condições de pagamento e produtos de melhor qualidade, que impactarão diretamente nos seus serviços e produtos finais, permitindo repassar tais vantagens aos seus clientes, o que não conseguiria permanecendo como uma pequena rede de lojas, ou uma loja única, com o risco ainda de ser “engolido” pela concorrência.

Além disto, volumes maiores possibilitarão a contratação de novos e melhores fornecedores que eram proibitivos pela baixa escala inicial.


2 – ganho em escala de marketing:

Na mesma direção, com uma rede de Franquias, você terá à sua disposição um fundo financeiro para desenvolver campanhas e ações de marketing, que não conseguiria se estivesse atuando sozinho. O fundo lhe permitirá contratar mídias de valores maiores, contratar agências de publicidade com profissionais talentosos e assessoria de imprensa, por exemplo. Uma rede atuando em diversos mercados irá conquistar novos públicos que não atingiria se isolado numa única região.

Cada unidade aberta lhe trará visibilidade e exposição da marca, dando credibilidade e aderência. Nos dias atuais, a rede de Franquias vem de encontro ao conceito de comunidades tão bem trabalhada pela mídia social.


3 – crescimento estruturado com baixo investimento e risco:

O sistema de Franquias permite ampliar seus negócios com terceiros (os franqueados) sem os passivos trabalhistas e fiscais. A relação franquia/franqueador não é caracterizada na Lei de Franquias como relação trabalhista, mesmo com o Franqueador exigindo padrões e determinando regras. O risco é pulverizado entre todos pela independência jurídica e fiscal entre as partes. A consolidação de uma rede com a conquista de novos mercados, impõe barreiras a novos entrantes.


4 – melhores opções no enquadramento fiscal:

Sendo cada Franquia uma unidade com outro CNPJ e sócios, podem se valer das vantagens fiscais do enquadramento no SIMPLES


5 – comunicação mais ágil, com menos ruído e mais eficiente:

Cada Franquia operada pelo “dono”, que investiu e busca resultados reais, tem uma dinâmica muito melhor do que filiais administradas por gerentes contratos, que na pratica não tem um envolvimento ao nível do Franqueado.

É muito comum um gerente contratado “esconder” erros de sua gestão do que o Franqueado, que tem interesse real no sucesso do empreendimento. Assim a comunicação é mais transparente, objetiva e os erros mais facilmente identificados.

A presença do proprietário em cada Franquia facilita a gestão à distância de redes grandes


6 – melhoria nos resultados das empresas próprias da franqueadora e suas filiais:

Com advento da Franquia, o ganho em escala comercial e de marketing trarão frutos consistentes também para as unidades próprias, que se valerão dos benefícios para toda a rede.

Imprime maior poder de força e eficiência nos negócios, já que o Franqueador foca no core business do negócio e deixa a gestão e operação da loja para os Franqueados.

7 - “nós” é melhor que “eu”:

Franquias inteligentes, que escolhem bem seus franqueados, terão um grande benefício de trabalhar em grupo. Conselho de Franqueados, reuniões em grupo, por exemplo, permitirão a troca de experiência e conhecimentos enriquecidos pela participação de todos, com soluções melhores para toda a rede.


8 – Franquia é um novo nicho de negócio, com ganhos adicionais:

Com um sistema de Franquia implantado, a Empresa Matriz terá receitas adicionais significativas para os proprietários da Marca, com a atuação num novo nicho de negócio.

Independente de ser uma franquia de serviços ou produtos, franquear é prestar serviços, em especial de treinamento e suporte, além da cessão do uso da Marca. Isto trará ganhos adicionais através do pagamento de royalties pelos Franqueados.

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