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  • Fábio Tancredi Tonelli

Como vender mais franquias?

Muitos perguntam: “como faço para vender mais franquias?”

Em geral, correm atrás de sites especializados, feiras de franquias, malas diretas e mídias sociais.

Enfim, anunciam e anunciam sem fim, para ter o maior número de leads interessados.

Têm uma equipe bem treinada e até informações consistentes.

Já vi até franquias, de marcas famosas implantarem um bom número de unidades próprias e anunciarem como franquias.

Tudo com o propósito de criar um ambiente positivo e divulgar com intensidade sua franquia.

E no fim, muitos só perdem dinheiro e não conseguem sair do lugar.

Mas o que deu errado?

Os seguintes passos são importantes para o sucesso da expansão de sua Franquia e começam bem antes de iniciar as Vendas:


1 – comece devagar: as primeiras franquias devem ser consolidadas e gerar riqueza, isto mesmo , precisam ter um lucro real, está é a primeira razão de qualquer empreendedor; ninguém vai querer ter um negócio que não dá retorno financeiro.

Caso as primeiras unidades franqueadas não estejam consolidadas e com um lucro adequado, não é hora ainda de ampliar a rede (embora uma rede maior gere ganhos em escala). Reveja seu modelo de negócio e acerte suas franquias.

A primeira coisa que qualquer candidato com real potencial irá fazer é pesquisar as franquias abertas e saber como andam.

Assim, anunciar sua franquia agora, só vai queimar seu investimento.

Cuide de seus primeiros franqueados como se fossem bebês: dê atenção especial e se concentre no sucesso deles.

2 – a franquia com resultados positivos cresce sozinha: quando você tem franquias que dão bons resultados, os próprios franqueados irão querer abrir mais unidades, e indicarão com motivação para amigos e conhecidos o negócio (é a famosa propaganda boca a boca)

3 – ótimo suporte e treinamento: garanta um acompanhamento adequado para seus franqueados: mantenha contato, faça reuniões, motivo, crie metas, enfim esteja presente. Mesmo que as coisas não estejam indo bem, os seus franqueados irão falar bem de você e da franquia.

4 – antes de anunciar a franquia, anuncie seu produto e sua marca: sim a Franquia com uma rede bem implantada irá trazer automaticamente visibilidade para sua Marca. Entretanto no começo, se não conhecem seu produto ou Marca, porque irão querer ter uma Franquia sua?

Portanto suas mídias sociais e publicidade precisam ser eficientes. Tenha uma agência de marketing competente que faça seu produto ser bem visto.

5 – Divulgue sua franquia para as pessoas certas: estando tudo ok, aí sim pode divulgar e fazer a expansão de sua Franquia.

Mídias digitais, site institucional, revistas especializadas, feiras de franquia, tudo é valido. Obvio, que quanto mais divulgar, maiores as chances de vender.

Entretanto, volume não quer dizer resultado, você pode conquistar por exemplo um grande número de Leads* com suas mídias sociais, mas estes Leads são realmente as pessoas que vão comprar sua Franquia? Portanto, identifique bem quem são seus franqueados, qual o perfil deles, e quais realmente são os canais de comunicação eficientes para conseguir atingi-los.

As vezes seus franqueados são os próprios clientes de suas lojas e que compram seus serviços e produtos, às vezes são investidores, ou pessoas com qualificações especificas.

Ou seja, não adianta sair dando tiro para todos os lados.

Aí entra sua equipe de marketing que deve ter estratégias (e conhecimento técnico) para conseguir os Leads certos.


Mas lembrem-se: as vezes seus Leads estão off-line!


* leads: (termo utilizado pelo marketing digital para determinar pessoas que estão conectadas num determinado canal, que têm interesse em consumir seus produtos e/ou serviços)

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